Amigos e golfe uma vez na semana: esta é a receita

Para ter uma vida plena, com saúde, disposição e energia, pratique exercícios físicos regularmente. A recomendação costuma ser unânime nos consultórios médicos. Natural então, que os principais porta-vozes deste “recado” sigam a orientação e incorporem o esporte às suas rotinas.

E é exatamente isso que um grupo de médicos de Porto Alegre faz há muitos anos. O local escolhido: o gramado impecável, localizado em uma área de 50 hectares e rodeado de mata nativa, no coração do bairro Três Figueiras.

Para equilibrar rotinas intensas que incluem consultas, aulas, diagnósticos, decisões e cirurgias, muitos médicos buscam no esporte um aliado para ter mais qualidade de vida. Entre eles, o cirurgião plástico e professor do Serviço de Cirurgia Plástica do hospital da PUCRS, Carlos Uebel, que encontrou no golfe uma forma de exercitar-se e encontrar os amigos. “Somos mais de 70 médicos no Clube, de diversas especialidades, idades entre 24 e 90 anos, e que se encontram semanalmente aqui no Country Club”.

Com mais de quatro décadas de vida profissional e 23 mil cirurgias realizadas, Uebel percebe semelhanças entre o golfe e sua atividade médica cirúrgica: ambas exigem precisão e concentração. “O esporte é essencial para manter minha qualidade de vida, e melhorar a concentração e o domínio do corpo e da mente”, complementa o médico que, além do golfe pratica musculação e caminhadas, três vezes na semana.

No grupo do doutor Uebel estão os amigos e colegas de profissão Roberto Ludwig, cardiologista, Antonio Rezende, cirurgião plástico e Sergio Martins Costa, ginecologista (da esquerda para a direita na foto acima). Parceiros no golfe, todos são unânimes ao afirmar o quanto o esporte contribui e reflete positivamente na rotina profissional.

“Além da melhora física nos proporciona momentos de descontração e sociabilização. A troca e o convívio reforçam em todos a certeza de que buscar continuamente o conhecimento e a formação cultural, é o caminho para oferecer o melhor a cada paciente, com segurança e bons resultados”, avalia Carlos Uebel. 


Curiosidades

–  Atualmente existem no Rio Grande do Sul, de acordo com a Federação Riograndense de Golfe, 14 clubes filiados e 1.500 jogadores, sendo 842 federados.

– Em 1915 surgiram os dois primeiros campos de golfe do país, sendo um deles aqui no Estado: O Santana do Livramento Golf Club e o de São Vicente, em São Paulo

– O Porto Alegre Country Club foi construído em maio de 1930 e é considerado um dos melhores campos de golfe do Brasil


Perfil

Dr. Carlos Uebel já realizou mais de 23 mil cirurgias e destas 12 mil são de calvície. Sua técnica inovadora de microimplante capilar é reconhecida mundialmente como uma técnica original, tendo recebido vários prêmios de excelência, entre eles o da Sociedade Americana de Cirurgia Plástica (prêmio Raymond Villar) e pela Sociedade Alemã de Cirurgia Plástica (Höhler Nadel).


Revista Cremers Digital

Você pratica atividade física e percebe a melhoria física e na sua saúde, compartilhe a sua história na Revista Cremers Digital. Envie para o e-mail: cremersonline@gmail.com